
Rota Ecológica na Costa dos Corais, em Alagoas, encanta os visitantes
Praias tranquilas, conforto e sossego. Assim é a Rota Ecológica que fica localizada dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, no litoral Norte de Alagoas, que abrange os municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.
Os destinos são famosos também pelas piscinas naturais, praias de águas mornas e cristalinas, artesanato rico e pousadas à beira-mar, tudo isso aliado a um turismo ecologicamente sustentável.
“Eu que sou do Rio, das águas geladas, né? Lá você se aquece no sol e toma um banho bem frio, e aqui é um atrativo muito grande pra mim”, comemorou a turista Angela Mathias, que é do Rio de Janeiro e está visitando o lugar.
Em Porto de Pedras, o visitante pode conhecer o habitat do peixe-boi-marinho, uma das espécies ameaçadas de extinção e que vive em área de mangue.
A Praia do Patacho, santuário desses animais em Alagoas, recebeu a certificação turística internacional Bandeira Azul. Com critérios rígidos, o programa estabelece que destinos com este selo devem ter atividades de educação ambiental para moradores e turistas, entre outras normas relativas ao uso da praia.
Biólogos e técnicos da Associação do Peixe-boi levam o visitante de jangada pelo leito do rio Tatuamunha, onde é possível ver de perto o animal.
Quem visita a região garante que o local pode ser apreciado mesmo em dias de chuva. Durante o verão, é comum o tempo mudar de forma repentina. Mas nada que atrapalhe o passeio.
“A chuva foi fantástica, parece que no Nordeste não chove. Maravilhoso, a chuva faz deixar essas piscinas bem melhor do que já são,” disse Adenildo Borborema que é empresário e também está visitando a região.
Foto: Reprodução/TV Gazeta




